Arquivo de julho 04America/Sao_Paulo 2023

Ambiental Crato constrói primeira rede aérea de esgoto do Cariri

Postado por editor@paintbox.com.br em 04/jul/2023 - Sem Comentários

Mais uma ação de saneamento e proteção ambiental que beneficia o riacho da Matinha, que corta o parque de exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato.

A Ambiental Crato está instalando 500 metros de rede aérea de esgoto nas margens do riacho da Matinha para atender as barracas dos permissionários durante a 70ª Exposição Agropecuária do Nordeste (ExpoCrato). O trabalho teve início no dia 29 de junho, e vem complementar as ações ambientais de proteção e recuperação do riacho da Matinha, iniciadas com a instalação da ETE Pantanal, que trata mais de 15 milhões de litros de esgoto, por mês, dos bairros Ossian Araripe, Pantanal e Mutirão.

A Diretora Presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim, destaca que este é mais um avanço para o saneamento do município. “A rede aérea de esgoto instalada na ExpoCrato será permanente, recebendo manutenção da Ambiental Crato e atendendo os barraqueiros permissionários durante o evento para que todo efluente produzido pelas barracas não sejam lançados indevidamente no riacho da Matinha, já que com a ETE Pantanal, que entregamos para o Crato no final de maio, não há mais lançamento irregular de esgoto no riacho da Matinha”.

Inovadora e não convencional, a rede aérea de esgoto, é uma alternativa para locais cuja topografia tenha alto declive, como é o caso do riacho da Matinha, toda a encanação fica suspensa e interligada às barracas do entorno. Na prática, esta será a primeira ExpoCrato em que todo o esgoto produzido na festa será coletado e tratado, para ser devolvido à natureza. Com isso, o espaço não terá mais o incômodo odor do riacho da Matinha e será mais atrativo para os permissionários e visitantes.  O Crato é pioneiro no Cariri com a instalação da primeira rede aérea de esgoto da região. “esse tipo de rede é inovadora na região e é feita com material adequado para terrenos com topografia diferenciada, como é o caso desta área do riacho da Matinha. A rede aérea vem para atender os permissionários que têm barracas aqui no parque durante a Expocrato 2023”, explica o Coordenador de Operações de Esgoto da Ambiental Crato, André Ramos.

Abastecimento de Água para os permissionários

Outra novidade para a 70ª edição da ExpoCrato está sendo a instalação de pontos de abastecimento de água para os permissionários das barracas do entorno do Riacho da Matinha, na área de baixo do parque. Ao todo, foram instalados 30 pontos de água, em mais de 300 metros de rede. 

Ambiental Crato entrega para a população mais uma estação de tratamento de esgoto revitalizada

Postado por editor@paintbox.com.br em 03/jul/2023 - Sem Comentários

Com a inauguração da ETE Pantanal, o Crato passa a ter a 5 ETE’s em operação com capacidade de tratar 130 milhões de litros de esgoto todo o mês

Após passar por um processo total de revitalização, a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Pantanal foi inaugurada nesta segunda-feira (29). A Estação vai tratar mais de 15 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 6 piscinas olímpicas, garantindo mais saúde e qualidade de vida para mais de 5 mil cratenses dos bairros Ossian Araripe, Pantanal e Mutirão.

Com a implantação da ETE Pantanal, o riacho da Matinha que corta o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, local onde ocorre a Expocrato – considerado o maior evento agropecuário do Norte-Nordeste, não terá mais lançamento irregular de esgoto. Ao fazer a conexão correta à rede de esgoto, a população ajuda no cuidado com os rios, garantindo a recuperação e preservação do meio ambiente.

A principal entrega da Ambiental Crato na estação é a alteração do processo técnico de tratamento, que consiste na conversão do sistema em reator anaeróbio de fluxo ascendente, conhecido tecnicamente como reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), uma moderna tecnologia que vai proporcionar maior eficiência no tratamento, garantindo mais qualidade na água devolvida para a natureza.

OUTRAS ENTREGAS

Além da ETE Pantanal, a Ambiental Crato já iniciou os trabalhos na ETE Granjeiro, com atividades de topografia, projeto e contratação de empresas, e a ativação da unidade está prevista para o primeiro semestre de 2024. A Estação vai receber melhorias e retrofit, que incluem a recuperação das lagoas, ajuste no processo de tratamento preliminar, além de melhorias nas tecnologias, o que vai permitir atuar simultaneamente com lagoas e reator UASB. A unidade vai tratar mais de 83 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 33 piscinas olímpicas, beneficiando mais de 39 mil moradores dos bairros Centro, Gisélia Pinheiro, Parque Recreio e Vila Alta.

CONCESSÃO CRATO – A Ambiental Crato é uma empresa da Aegea, líder em saneamento privado no país, responsável pelo esgotamento sanitário do Crato desde agosto de 2022. A concessionária tem o compromisso de garantir, até 2033, que a zona urbana da cidade mais os Distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto coletado e tratado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade.

O contrato de concessão prevê ao longo dos 35 anos, a implantação de 252 km de redes coletoras e interceptores, substituição de 36 km de rede existente, instalação de 1.320 m de emissários, construção de 22 estações elevatórias e 4 estações de tratamento de esgoto.

A Ambiental Crato atua em parceria com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), que segue responsável pelo abastecimento de água. Já a Ambiental Crato atua com esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto, que envolvem interação e atendimento ao cliente.