Notícias

Ver notícia

Com a inauguração da ETE Pantanal, o Crato passa a ter a 5 ETE’s em operação com capacidade de tratar 130 milhões de litros de esgoto todo o mês

Após passar por um processo total de revitalização, a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Pantanal foi inaugurada nesta segunda-feira (29). A Estação vai tratar mais de 15 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 6 piscinas olímpicas, garantindo mais saúde e qualidade de vida para mais de 5 mil cratenses dos bairros Ossian Araripe, Pantanal e Mutirão.

Com a implantação da ETE Pantanal, o riacho da Matinha que corta o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, local onde ocorre a Expocrato – considerado o maior evento agropecuário do Norte-Nordeste, não terá mais lançamento irregular de esgoto. Ao fazer a conexão correta à rede de esgoto, a população ajuda no cuidado com os rios, garantindo a recuperação e preservação do meio ambiente.

A principal entrega da Ambiental Crato na estação é a alteração do processo técnico de tratamento, que consiste na conversão do sistema em reator anaeróbio de fluxo ascendente, conhecido tecnicamente como reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), uma moderna tecnologia que vai proporcionar maior eficiência no tratamento, garantindo mais qualidade na água devolvida para a natureza.

OUTRAS ENTREGAS

Além da ETE Pantanal, a Ambiental Crato já iniciou os trabalhos na ETE Granjeiro, com atividades de topografia, projeto e contratação de empresas, e a ativação da unidade está prevista para o primeiro semestre de 2024. A Estação vai receber melhorias e retrofit, que incluem a recuperação das lagoas, ajuste no processo de tratamento preliminar, além de melhorias nas tecnologias, o que vai permitir atuar simultaneamente com lagoas e reator UASB. A unidade vai tratar mais de 83 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 33 piscinas olímpicas, beneficiando mais de 39 mil moradores dos bairros Centro, Gisélia Pinheiro, Parque Recreio e Vila Alta.

CONCESSÃO CRATO – A Ambiental Crato é uma empresa da Aegea, líder em saneamento privado no país, responsável pelo esgotamento sanitário do Crato desde agosto de 2022. A concessionária tem o compromisso de garantir, até 2033, que a zona urbana da cidade mais os Distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto coletado e tratado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade.

O contrato de concessão prevê ao longo dos 35 anos, a implantação de 252 km de redes coletoras e interceptores, substituição de 36 km de rede existente, instalação de 1.320 m de emissários, construção de 22 estações elevatórias e 4 estações de tratamento de esgoto.

A Ambiental Crato atua em parceria com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), que segue responsável pelo abastecimento de água. Já a Ambiental Crato atua com esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto, que envolvem interação e atendimento ao cliente.

Compartilhar:

Veja Também

Entenda sua fatura Saiba mais
Entenda sua fatura

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Crato trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Comunicados Saiba mais
Comunicados