Notícias

Ver notícia

Mais uma ação de saneamento e proteção ambiental que beneficia o riacho da Matinha, que corta o parque de exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato.

A Ambiental Crato está instalando 500 metros de rede aérea de esgoto nas margens do riacho da Matinha para atender as barracas dos permissionários durante a 70ª Exposição Agropecuária do Nordeste (ExpoCrato). O trabalho teve início no dia 29 de junho, e vem complementar as ações ambientais de proteção e recuperação do riacho da Matinha, iniciadas com a instalação da ETE Pantanal, que trata mais de 15 milhões de litros de esgoto, por mês, dos bairros Ossian Araripe, Pantanal e Mutirão.

A Diretora Presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim, destaca que este é mais um avanço para o saneamento do município. “A rede aérea de esgoto instalada na ExpoCrato será permanente, recebendo manutenção da Ambiental Crato e atendendo os barraqueiros permissionários durante o evento para que todo efluente produzido pelas barracas não sejam lançados indevidamente no riacho da Matinha, já que com a ETE Pantanal, que entregamos para o Crato no final de maio, não há mais lançamento irregular de esgoto no riacho da Matinha”.

Inovadora e não convencional, a rede aérea de esgoto, é uma alternativa para locais cuja topografia tenha alto declive, como é o caso do riacho da Matinha, toda a encanação fica suspensa e interligada às barracas do entorno. Na prática, esta será a primeira ExpoCrato em que todo o esgoto produzido na festa será coletado e tratado, para ser devolvido à natureza. Com isso, o espaço não terá mais o incômodo odor do riacho da Matinha e será mais atrativo para os permissionários e visitantes.  O Crato é pioneiro no Cariri com a instalação da primeira rede aérea de esgoto da região. “esse tipo de rede é inovadora na região e é feita com material adequado para terrenos com topografia diferenciada, como é o caso desta área do riacho da Matinha. A rede aérea vem para atender os permissionários que têm barracas aqui no parque durante a Expocrato 2023”, explica o Coordenador de Operações de Esgoto da Ambiental Crato, André Ramos.

Abastecimento de Água para os permissionários

Outra novidade para a 70ª edição da ExpoCrato está sendo a instalação de pontos de abastecimento de água para os permissionários das barracas do entorno do Riacho da Matinha, na área de baixo do parque. Ao todo, foram instalados 30 pontos de água, em mais de 300 metros de rede. 

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental Crato oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Entenda sua fatura Saiba mais
Entenda sua fatura

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Crato trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.