Arquivo de dezembro 29America/Sao_Paulo 2022

Prefeitura do Crato lança PAES e aprova lei que amplia Tarifa Social, benefício que concede até 50% de desconto para famílias vulneráveis

Postado por editor@paintbox.com.br em 29/dez/2022 - Sem Comentários

Clientes da Ambiental Crato e SAAEC têm a oportunidade de regularizar débitos e de realizar cadastro na Tarifa Social, benefício que concede até 50% de desconto na tarifa de água e esgoto para famílias de baixa renda

O prefeito do Crato, Zé Ailton, anunciou, nesta quarta-feira (28-dez), o lançamento do Programa de Parcelamento Especial (PAES) e aprovação da Lei que amplia o acesso ao benefício da Tarifa Social, que concede até 50% de desconto na tarifa de água e esgoto para famílias de baixa renda.

“Temos realizado um trabalho com transparência e ética no serviço público. Nós, do Município do Crato, ficamos felizes com essa conquista, porque a população ganha, e vamos beneficiar mais famílias. Esse é um dos presentes para nossa cidade, pois temos trabalhado no investimento para a cidade e no social também”, enfatizou o prefeito Zé Ailton.

PARCERIA – A Ambiental Crato atua em parceria com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), que segue responsável pelo abastecimento de água. Já a Ambiental Crato atua com esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto, que envolvem interação e atendimento ao cliente.

PAES – Os clientes que possuem débitos vencidos até o mês de jul-22 poderão quitá-los, até 31-mar, com desconto que variam de 40% até 60% no valor principal, além de isenção dos juros e multas. É necessário a apresentação dos documentos pessoais de identificação e do imóvel, escritura ou contrato de aluguel. Em caso de pessoa jurídica, deve ser apresentada cópia do contrato social da empresa, acompanhado de último aditivo, e documento de identificação do sócio administrador. Os clientes cadastrados na Tarifa Social, que possuem dívidas até o mesmo período foram isentos desses pagamentos.

Para realizar o parcelamento, basta procurar a Ambiental Crato via contato telefônico e WhatsApp 24 horas, através do número 0800 195 0300. A empresa também disponibiliza aplicativo Águas App, disponível para Android e IOS. A loja de atendimento presencial está aberta ao público, localizada na rua André Cartaxo, 195 – Sala 7, no Centro, e funciona de segunda à sexta, em horário comercial

Tarifa Social – Todos os clientes cadastrados no benefício da Tarifa Social, que tenham hidrômetro instalado, pagam até 50% do valor da fatura e podem consumir até 10 mil litros de água tratada por mês, um volume equivalente a utilização de 20 caixas de água de 500 litros, durante 30 dias. Caso o cliente não possua o hidrômetro será considerado o consumo de 13 mil litros de água por mês, até que seja instalado o equipamento.

Para solicitar a Tarifa Social, basta que o titular da fatura apresente cópia do CPF, Carteira de Identidade, esteja cadastrado em programa social do Governo Federal, tenha o CadÚnico, renda familiar até dois salários mínimos e que procure a concessionária via canais digitais ou presencial. Além disso, outros requisitos são necessários: ser cliente residencial, ser o titular da ligação de água (proprietário ou inquilino), possuir uma ligação com hidrômetro e estar em dia com a concessionária. Após a solicitação, as equipes da empresa realizam análise dos dados para a liberação do benefício.

Como é feito o cálculo – O benefício da Tarifa Social recai sobre a primeira faixa de consumo, que vai de 0 (zero) a 10 (dez) mil litros/mês com desconto de 50% (cinquenta por cento).
– O consumo acima de 11 (onze) e até 13 (treze) mil litros de água por mês, o desconto será de 25% (vinte e cinco por cento);
– Para consumo acima de 14 (quatorze) e até 15 (quinze) mil litros de água por mês, o desconto será de 15% (quinze por cento);
– Para consumo superior a 15 (quinze) mil litros de água por mês, não haverá desconto.

A Tarifa Social é um benefício importante para a população mais vulnerável e a parceria reforça esse acesso, pois, além da centralização de forças com o objetivo de atender ao maior número possível de pessoas de forma rápida, há de forma integrada, a possibilidade de o cliente sair com o benefício do desconto de até 50% da tarifa de água e esgoto. “Uma parceria muito exitosa que só beneficia nossa população”, disse o presidente da SAAEC, Yarley Brito.

Para a diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim, a ação de parceria com a Prefeitura e SAAEC, dá a possibilidade de ampliar o benefício para proteger ainda mais famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.

“Ações como essas são muito importantes, e nessa parceria da Ambiental Crato com a Prefeitura e SAAEC vamos ampliar o benefício a mais famílias que realmente precisam ser protegidas. Finalizamos esse ano, com grandes avanços no saneamento. Saltamos de menos de 3% para 16% de esgoto coletado e tratado em menos de 120 dias de operação, beneficiando mais de 23mil pessoas. Até 2025, será 50% de esgoto coletado e tratado. E agora, mais famílias serão beneficiadas com a Tarifa Social. É o reforço do nosso compromisso em levar saúde e qualidade de vida para a população”, finaliza a diretora-presidente.

Canais de atendimento – o cliente pode acionar a Ambiental Crato via atendimento telefônico e WhatsApp 24 horas, através do número 0800 195 0300. A empresa também disponibiliza aplicativo Águas App, disponível para Android e IOS. A loja de atendimento presencial está aberta ao público, localizada na rua André Cartaxo, 195 – Sala 7, no Centro, e funciona de segunda à sexta, em horário comercial.

Ambiental Crato realiza Natal solidário em comunidade

Postado por editor@paintbox.com.br em 26/dez/2022 - Sem Comentários

Hoje foi dia de ação em forma de amor com o Natal Solidário, que fez a alegria de mais de 60 crianças no Conjunto 10 de fevereiro.

A ação é resultado do trabalho realizado com lideranças comunitárias, via Programa Afluentes. As cartinhas foram adotadas por colaboradores que fazem parte do Programa de Voluntariado. O momento contou até com Papai Noel sendo voluntário na ocasião.

Para nós é uma grande alegria encerrar 2022 realizando mais uma ação que reforça nosso compromisso com as comunidades em que atuamos. Afinal, o compromisso com o social faz parte da nossa natureza.

 

CRATO AVANÇA EM SANEAMENTO COM INAUGURAÇÃO DA ETE SEMINÁRIO

Postado por editor@paintbox.com.br em 14/dez/2022 - Sem Comentários

A nova ETE, recebeu o investimento de mais de 4 milhões, tem capacidade de tratar 31 litros de esgoto por segundo, beneficiando mais de 23 mil pessoas.

Foi inaugurada nesta terça-feira (13-dez), a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Seminário, localizada na Avenida Alves de Figueiredo. A unidade estava inativa há mais de cinco anos, passou por processo de total revitalização, tendo como principal entrega a conversão do sistema em reator anaeróbio de fluxo ascendente, conhecido tecnicamente como reator UASB. Foi realizado também o recondicionamento dos motores, painéis elétricos e gerador energia da unidade operacional, além da revitalização dos filtros aerados submersos. A intervenção garante que a ETE trate 31 litros de esgoto por segundo, o que corresponde a mais de 80 milhões de litros por mês.

Até 2033 toda área urbana do Crato e os distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra contarão com sistema de esgotamento sanitário. Crato deve receber aproximadamente R$ 250 milhões em investimentos em saneamento ao longo dos 35 anos de contrato, sendo R$ 100 milhões nos próximos cinco anos.

De acordo com o diretor executivo, Renee Chaveiro, o compromisso é elevar os índices de saneamento. “É uma importante entrega com a modernização dessa estação, que estava parada há mais de cinco anos. Hoje, a Ambiental Crato reafirma seu compromisso com a cidade e com os cratenses, de levar saúde e qualidade de vida através do saneamento”.

A população é a grande aliada neste trabalho. A empresa tem feito reuniões frequentes com a comunidade para apresentar os benefícios e importância da conexão. Além disso, todos os moradores de regiões vulneráveis estão sendo cadastrados na Tarifa Social, benefício que concede até 50% de desconto na fatura de água e esgoto. Estamos inaugurando a Estação de Tratamento de Esgoto Seminário. A partir de um trabalho árduo da gestão, da equipe da Ambiental Crato e Saaec que tem sido nossa grande parceira. Com a entrega saímos, de 3% para 16% coletado e tratado em pouco mais de 120 dias. É um entrega que garante mais saúde e qualidade de vida para a população do Crato”, afirma Carolina Serafim, diretora-presidente da Ambiental Crato

O Prefeito Zé Ailton também esteve presente na inauguração e destacou, “hoje damos um grande salto, saímos de 3% para 16% de esgoto coletado e tratado. É um benefício não só para o Crato, mas todo o Vale do Salgado. Hoje, nós temos vários problemas nas demais cidades do Vale do Salgado com seus poços profundos, que vem justamente pela falta de saneamento. Aqui já começamos em pouco mais de quatro meses, que a empresa está trabalhando, começando a dar os primeiros resultados. Tudo feito dentro da seriedade, no compromisso com o social e meio ambiente”, finaliza.

Concessão Crato

A Ambiental Crato é uma empresa da Aegea, líder em saneamento privado no país, responsável pelo esgotamento sanitário do Crato desde agosto de 2022. A concessionária tem o compromisso de garantir que o esgoto da zona urbana mais Distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra seja coletado e tratado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade.

O contrato de concessão prevê a implantação de 252 km de redes coletoras e interceptores, substituição de 36 km de rede existente, instalação de 1.320 m de emissários, construção de 22 estações elevatórias e quatro estações de tratamento de esgoto.

A Ambiental Crato atua em parceria com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), que segue responsável pelo abastecimento de água. Já a Ambiental Crato atua com esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto, que envolvem interação e atendimento ao cliente.

Ambiental Crato debate saneamento básico no Crato e apresenta plano de trabalho durante seminário

Postado por editor@paintbox.com.br em 06/dez/2022 - Sem Comentários

A Ambiental Crato trouxe o tema saneamento básico e apresentou seu plano de trabalho durante o seminário “Universalização do Saneamento: Desafios e oportunidades”. Realizado na manhã desta segunda-feira (5), no Centro de Convenções do Cariri, o evento reuniu autoridades, comunidade acadêmica, comunicadores e especialistas do setor.


A diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim, abriu o seminário falando sobre as realizações da empresa em seus 120 dias de operação na cidade. Os desafios para realizar melhorias no sistema de esgotamento sanitário desde agosto, quando iniciou a atuação na cidade. “Desde que assumimos, temos trabalhado ativamente e já começamos a promover melhorias com revitalizações nas unidades operacionais, além do início das obras de extensão de rede de esgoto. A ativação da estação de tratamento de esgoto Seminário representa um marco para o município ainda em 2022. Tudo isso vai colocar o Crato em outro patamar no cenário de saneamento básico do país”, disse Carolina. Crato conta atualmente com menos de 3% e irá saltar para 16% de esgoto coletado e tratado.

A diretora-presidente da Ambiental Crato também destacou que a empresa valoriza a boa relação com a cidade e pretende cada vez mais ampliar a parceria com a população do Crato. “Um de nossos pilares é o bom relacionamento com a população e atenção especial ao vulnerável, através dos nossos programas como o Vem com a Gente e o Afluentes. Vamos ampliar essa parceria com a cidade, promovendo ações e projetos educacionais, culturais e capacitações profissionais”, descreveu a diretora-presidente.

O ano de 2023 tem como desafio o licenciamento ambiental das grandes obras de saneamento na cidade, para chegarmos em 2025 com 50% do esgoto coletado e tratado. “Nós temos um compromisso e um desafio de elevar o Crato à cobertura das cidades mais saneadas do Nordeste. Em apenas 120 dias, urbanizamos e modernizamos estações que estavam inoperantes há muitos anos, trazendo à população o benefício de maneira imediata”, explicou Renee Chaveiro, diretor executivo da Ambiental Crato.


O cenário do saneamento básico nacional também foi discutido na palestra do diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do grupo Aegea, Édison Carlos. Ele destacou os cases de sucesso Aegea. Trouxe a situação do saneamento, ações positivas trazidas pelo esgotamento à vida das pessoas, importância de as autoridades trabalharem unidas pelo sucesso do saneamento, além da necessidade das conexões para que todos tenham acesso aos benefícios do saneamento.
“Todo o trabalho que a Ambiental Crato já realizou na cidade só demonstra o quanto estamos comprometidos com as comunidades onde atuamos. Nossos resultados, portanto, reforçam que o compromisso da Aegea com esses temas está rompendo fronteiras.”, afirma Édison.

Segundo ele, as doenças decorrentes da falta de saneamento assolam a população brasileira. “Além dos problemas de saúde pública, a falta de saneamento também traz consequências no turismo, economia e no desenvolvimento das cidades. Tratar saneamento é investimento, e vencer é uma das maiores oportunidade que o Brasil tem para se desenvolver, e desenvolver a vida das pessoas. Muitas cidades brasileiras ainda não conseguiram esse avanço que Crato conseguiu, esperamos que outras cidades como Crato tomem decisões para universalização do saneamento mais breve possível. Estamos aqui para celebrar esse novo momento”, concluiu.

Outro que também destacou os principais desafios na regulação do saneamento básico foi o professor da Faculdade de Direito da UFPR e da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Egon Bockmann. Ele destacou os contratos de longo prazo que são feitos pelas concessionárias de serviços públicos. “O contrato deve se basear em investimentos projetados para décadas de obras e serviços”, disse.

De acordo o jurista, é importante que as empresas e agências reguladoras acompanhem também como vai se comportar o poder concedente, como a empresa vai cumprir as metas e outras obrigações. “A segurança jurídica dos contratos de concessão vem da certeza das mudanças. A perenidade do contrato não é sinônimo de imutabilidade. As empresas, assim como a Ambiental Crato, devem ter sensibilidade com as demandas sociais”, afirmou durante a palestra.

O diretor-presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS|CE, Pablinio Siqueira, também esteve presente no evento com o tema “O pioneirismo do Crato e o papel da agência reguladora no desafio da universalização do saneamento”. Ele destacou todo trabalho realizado para que o Crato saísse na frente diante do novo marco regulatório do saneamento, que prevê 90% da população atendida com coleta, afastamento e tratamento de esgoto até o ano de 2033. A agência atua nos municípios: Canindé, Crato, Icapuí, Icó, Ipueiras, Jaguaribe, Jucás, Morada Nova, Quixelô e Quixeré com competências próprias de natureza regulatória, dotada de independência decisória e autonomia administrativa, orçamentária e financeira, pautada nos princípios de transparência, tecnicidade, celeridade e objetividade das decisões. Tudo isso garante o cumprimento das metas estabelecidas no contrato de concessão com o poder concedente. “A regulação é sobretudo uma garantia do cidadão, é por meio dela que conseguimos harmonizar os interesses envolvidos no processo. Interesse do poder concedente, do concessionário, principalmente do cidadão, que é o destinatário final do serviço. É o cidadão que espera mais desenvolvimento, mais oportunidades, mais qualidade de vida e tudo isso será alcançado por meio da universalização. A ARIS Ceará está aqui para garantir que esses resultados de fato se concretizem na vida do cidadão cratense”, afirmou ele.

Destacando os avanços no sistema de esgotamento sanitário, os planejamentos e investimentos realizados em sua gestão para o crescimento do saneamento básico na cidade, o prefeito, José Ailton Brasil, encerrou. Em seu discurso, o prefeito do Crato traçou um panorama sobre o tema na capital e reforçou a meta estabelecida de dotar 90% da cidade com esgotamento sanitário até 2033, além de destacar que a cidade dá um passo importantíssimo para a questão da universalização do esgotamento sanitário. “Vimos aqui um resumo da importância desse projeto, a única maneira do Crato ter o saneamento seria através de uma parceria público-privada, com isso obedecendo o que manda o marco regulatório. Esse foi o primeiro ponto. O segundo foi uma cobrança e um compromisso da gestão, de que a gente pudesse dar um passo à frente com relação ao saneamento básico.”, afirmou o prefeito.

NO CRATO, OBRA DE REDE DE ESGOTO DEVE BENEFICIAR MAIS DE 16 MIL PESSOAS ATÉ O FIM DO ANO

Postado por editor@paintbox.com.br em 06/dez/2022 - Sem Comentários

A Ambiental Crato chega à marca de 120 dias de operação com resultados positivos já em 2022. A concessionária promove melhorias no sistema de esgotamento sanitário desde agosto, quando iniciou a atuação na cidade, e tem desenvolvido também programas de relacionamento com moradores.

A concessionária trabalha para que mais de 16 mil pessoas tenham o tratamento do esgotamento sanitário até final do ano, garantindo um salto dos atuais 3% para 16% da coleta e tratamento de esgoto. Para isso, a estação de tratamento de esgoto Seminário com capacidade de tratar até 32 litros de esgoto por segundo será inaugurada ainda em 2022, beneficiando moradores dos bairros Seminário, Vila Alta e Conjunto Vitória Nossa. Os trabalhos também incluem obras de interceptores no bairro conjunto Vitória Nossa, bem como melhorias e retrofit de redes que já estão implantadas.

Desde a chegada da empresa na cidade, foram investidos mais de R$ 4 milhões em melhorias de redes, revitalizações de estações de tratamento de esgoto (ETE), urbanização, novas tecnologias, equipamentos e capacitação das equipes. Tudo isso, para garantir uma maior eficiência operacional no tratamento de esgoto da cidade. A perspectiva para 2023 seguir ampliando o sistema, cumprindo as metas estabelecidas no contrato de concessão com o poder concedente.

A população é a grande aliada neste trabalho. A empresa tem feito reuniões frequentes com a comunidade para apresentar como serão as ações da obra, benefícios e importância da conexão. Além disso, todos os moradores de regiões vulneráveis estão sendo cadastrados na Tarifa Social, benefício que concede até 50% de desconto na fatura de água e esgoto.

As lideranças comunitárias ganharam um papel de destaque na nova forma de relacionamento da Ambiental Crato com a cidade. Mais de 80 líderes de diversos bairros da cidade integram o programa “Afluentes”, que criou um elo entre comunidade e a concessionária.

A maior proximidade entre concessionária e comunidade resultou em benefício para ambos. “Desde que iniciamos nossa operação no Crato, temos trabalhado de forma muito próxima da população, através dos nossos canais de atendimento, projeto Vem com a gente, Porta a Porta, Tarifa Social, Afluentes e Portas Abertas. A gente entende que para prestar um bom serviço, é preciso estar próximo da população. E os líderes são profundos conhecedores de suas comunidades e conseguem trazer as demandas de onde moram. Eles nos repassam esses dados e a equipe dá um tratamento diferenciado. Ter uma comunicação constante – antes, durante e depois – com as comunidades é a nossa forma de trabalhar”, explicou o diretora-presidente, Carolina Serafim.

O contato direto entre a empresa e as lideranças comunitárias têm resultado em diversos tipos de parceria. No mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, foi realizada uma manhã solidária na Associação Ecos de Esperança, na comunidade Alto da Penha. Na oportunidade, a empresa lançou seu programa de Voluntariado, envolvendo mais de 50 colaboradores e proporcionando uma manhã divertida para cerca de 500 crianças entre 3 e 14 anos. Entre as atividades a ação contou com educação ambiental, brincadeiras, pinturas e oficina de bombinhas de semente.


Um mês após iniciar os trabalhos na cidade, a Ambiental Crato colocou na rua um de seus principais projetos de relacionamento, o Vem com a Gente. Em dois meses, aproximadamente 900 atendimentos de forma itinerante, cerca de 500 clientes realizaram negociações de dívidas e mais de 3 mil instalações de hidrômetro foram realizadas. O equipamento contribui para um sistema de abastecimento de água mais moderno, eficiente e sem desperdícios. A dona Joana D’arc, moradora do bairro Seminário agradeceu a visita da equipe e colhe resultados positivos com o novo equipamento. “Eu não tinha cuidado com o consumo. A água tem que ter controle também”, contou ela, que é moradora há mais de 20 anos.

As equipes do Vem com a Gente estão atuando no bairro Seminário, oferecendo serviços como negociação de débitos, instalação e substituição de hidrômetros e o cadastramento da população de baixa renda na Tarifa Social. O objetivo é visitar em três anos todos os bairros do município. Também são dadas orientações para o consumo consciente de água e esgotamento sanitário aos moradores.

De acordo com o diretor executivo, Renee Chaveiro, o desafio é elevar os índices de saneamento. “Hoje, somente 3% de todo esgoto gerado é tratado, e isso tem impactos na saúde e no meio ambiente. Desde o início da operação, tivemos todo o cuidado de entender a situação das estações para garantir que estivessem aptas a receber este efluente. Então, nossas equipes têm identificado o que precisa ser melhorado, do ponto de vista urbanístico e tecnológico. A ETE Seminário recebe investimento elevado, pois será a estação com maior vazão. Afinal, esgoto bem tratado é meio ambiente bem cuidado”, finaliza.