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Clientes da Ambiental Crato e SAAEC têm a oportunidade de regularizar débitos e de realizar cadastro na Tarifa Social, benefício que concede até 50% de desconto na tarifa de água e esgoto para famílias de baixa renda

O prefeito do Crato, Zé Ailton, anunciou, nesta quarta-feira (28-dez), o lançamento do Programa de Parcelamento Especial (PAES) e aprovação da Lei que amplia o acesso ao benefício da Tarifa Social, que concede até 50% de desconto na tarifa de água e esgoto para famílias de baixa renda.

“Temos realizado um trabalho com transparência e ética no serviço público. Nós, do Município do Crato, ficamos felizes com essa conquista, porque a população ganha, e vamos beneficiar mais famílias. Esse é um dos presentes para nossa cidade, pois temos trabalhado no investimento para a cidade e no social também”, enfatizou o prefeito Zé Ailton.

PARCERIA – A Ambiental Crato atua em parceria com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), que segue responsável pelo abastecimento de água. Já a Ambiental Crato atua com esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto, que envolvem interação e atendimento ao cliente.

PAES – Os clientes que possuem débitos vencidos até o mês de jul-22 poderão quitá-los, até 31-mar, com desconto que variam de 40% até 60% no valor principal, além de isenção dos juros e multas. É necessário a apresentação dos documentos pessoais de identificação e do imóvel, escritura ou contrato de aluguel. Em caso de pessoa jurídica, deve ser apresentada cópia do contrato social da empresa, acompanhado de último aditivo, e documento de identificação do sócio administrador. Os clientes cadastrados na Tarifa Social, que possuem dívidas até o mesmo período foram isentos desses pagamentos.

Para realizar o parcelamento, basta procurar a Ambiental Crato via contato telefônico e WhatsApp 24 horas, através do número 0800 195 0300. A empresa também disponibiliza aplicativo Águas App, disponível para Android e IOS. A loja de atendimento presencial está aberta ao público, localizada na rua André Cartaxo, 195 – Sala 7, no Centro, e funciona de segunda à sexta, em horário comercial

Tarifa Social – Todos os clientes cadastrados no benefício da Tarifa Social, que tenham hidrômetro instalado, pagam até 50% do valor da fatura e podem consumir até 10 mil litros de água tratada por mês, um volume equivalente a utilização de 20 caixas de água de 500 litros, durante 30 dias. Caso o cliente não possua o hidrômetro será considerado o consumo de 13 mil litros de água por mês, até que seja instalado o equipamento.

Para solicitar a Tarifa Social, basta que o titular da fatura apresente cópia do CPF, Carteira de Identidade, esteja cadastrado em programa social do Governo Federal, tenha o CadÚnico, renda familiar até dois salários mínimos e que procure a concessionária via canais digitais ou presencial. Além disso, outros requisitos são necessários: ser cliente residencial, ser o titular da ligação de água (proprietário ou inquilino), possuir uma ligação com hidrômetro e estar em dia com a concessionária. Após a solicitação, as equipes da empresa realizam análise dos dados para a liberação do benefício.

Como é feito o cálculo – O benefício da Tarifa Social recai sobre a primeira faixa de consumo, que vai de 0 (zero) a 10 (dez) mil litros/mês com desconto de 50% (cinquenta por cento).
– O consumo acima de 11 (onze) e até 13 (treze) mil litros de água por mês, o desconto será de 25% (vinte e cinco por cento);
– Para consumo acima de 14 (quatorze) e até 15 (quinze) mil litros de água por mês, o desconto será de 15% (quinze por cento);
– Para consumo superior a 15 (quinze) mil litros de água por mês, não haverá desconto.

A Tarifa Social é um benefício importante para a população mais vulnerável e a parceria reforça esse acesso, pois, além da centralização de forças com o objetivo de atender ao maior número possível de pessoas de forma rápida, há de forma integrada, a possibilidade de o cliente sair com o benefício do desconto de até 50% da tarifa de água e esgoto. “Uma parceria muito exitosa que só beneficia nossa população”, disse o presidente da SAAEC, Yarley Brito.

Para a diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim, a ação de parceria com a Prefeitura e SAAEC, dá a possibilidade de ampliar o benefício para proteger ainda mais famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.

“Ações como essas são muito importantes, e nessa parceria da Ambiental Crato com a Prefeitura e SAAEC vamos ampliar o benefício a mais famílias que realmente precisam ser protegidas. Finalizamos esse ano, com grandes avanços no saneamento. Saltamos de menos de 3% para 16% de esgoto coletado e tratado em menos de 120 dias de operação, beneficiando mais de 23mil pessoas. Até 2025, será 50% de esgoto coletado e tratado. E agora, mais famílias serão beneficiadas com a Tarifa Social. É o reforço do nosso compromisso em levar saúde e qualidade de vida para a população”, finaliza a diretora-presidente.

Canais de atendimento – o cliente pode acionar a Ambiental Crato via atendimento telefônico e WhatsApp 24 horas, através do número 0800 195 0300. A empresa também disponibiliza aplicativo Águas App, disponível para Android e IOS. A loja de atendimento presencial está aberta ao público, localizada na rua André Cartaxo, 195 – Sala 7, no Centro, e funciona de segunda à sexta, em horário comercial.

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