Notícias

Ver notícia

A nova ETE, recebeu o investimento de mais de 4 milhões, tem capacidade de tratar 31 litros de esgoto por segundo, beneficiando mais de 23 mil pessoas.

Foi inaugurada nesta terça-feira (13-dez), a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Seminário, localizada na Avenida Alves de Figueiredo. A unidade estava inativa há mais de cinco anos, passou por processo de total revitalização, tendo como principal entrega a conversão do sistema em reator anaeróbio de fluxo ascendente, conhecido tecnicamente como reator UASB. Foi realizado também o recondicionamento dos motores, painéis elétricos e gerador energia da unidade operacional, além da revitalização dos filtros aerados submersos. A intervenção garante que a ETE trate 31 litros de esgoto por segundo, o que corresponde a mais de 80 milhões de litros por mês.

Até 2033 toda área urbana do Crato e os distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra contarão com sistema de esgotamento sanitário. Crato deve receber aproximadamente R$ 250 milhões em investimentos em saneamento ao longo dos 35 anos de contrato, sendo R$ 100 milhões nos próximos cinco anos.

De acordo com o diretor executivo, Renee Chaveiro, o compromisso é elevar os índices de saneamento. “É uma importante entrega com a modernização dessa estação, que estava parada há mais de cinco anos. Hoje, a Ambiental Crato reafirma seu compromisso com a cidade e com os cratenses, de levar saúde e qualidade de vida através do saneamento”.

A população é a grande aliada neste trabalho. A empresa tem feito reuniões frequentes com a comunidade para apresentar os benefícios e importância da conexão. Além disso, todos os moradores de regiões vulneráveis estão sendo cadastrados na Tarifa Social, benefício que concede até 50% de desconto na fatura de água e esgoto. Estamos inaugurando a Estação de Tratamento de Esgoto Seminário. A partir de um trabalho árduo da gestão, da equipe da Ambiental Crato e Saaec que tem sido nossa grande parceira. Com a entrega saímos, de 3% para 16% coletado e tratado em pouco mais de 120 dias. É um entrega que garante mais saúde e qualidade de vida para a população do Crato”, afirma Carolina Serafim, diretora-presidente da Ambiental Crato

O Prefeito Zé Ailton também esteve presente na inauguração e destacou, “hoje damos um grande salto, saímos de 3% para 16% de esgoto coletado e tratado. É um benefício não só para o Crato, mas todo o Vale do Salgado. Hoje, nós temos vários problemas nas demais cidades do Vale do Salgado com seus poços profundos, que vem justamente pela falta de saneamento. Aqui já começamos em pouco mais de quatro meses, que a empresa está trabalhando, começando a dar os primeiros resultados. Tudo feito dentro da seriedade, no compromisso com o social e meio ambiente”, finaliza.

Concessão Crato

A Ambiental Crato é uma empresa da Aegea, líder em saneamento privado no país, responsável pelo esgotamento sanitário do Crato desde agosto de 2022. A concessionária tem o compromisso de garantir que o esgoto da zona urbana mais Distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra seja coletado e tratado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade.

O contrato de concessão prevê a implantação de 252 km de redes coletoras e interceptores, substituição de 36 km de rede existente, instalação de 1.320 m de emissários, construção de 22 estações elevatórias e quatro estações de tratamento de esgoto.

A Ambiental Crato atua em parceria com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), que segue responsável pelo abastecimento de água. Já a Ambiental Crato atua com esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto, que envolvem interação e atendimento ao cliente.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Crato é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Crato, no Ceará.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Entenda sua fatura Saiba mais
Entenda sua fatura