Arquivo de setembro 23America/Sao_Paulo 2022

Ambiental Crato recebe visita de alunos do IFCE e lança programa de visitação às estações de tratamento de esgoto

Postado por editor@paintbox.com.br em 23/set/2022 - Sem Comentários

 

A Ambiental Crato recebeu nesta tarde (23), visita de alunos do curso de Engenharia Ambiental com ênfase na área do saneamento, do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Instituto Federal do Ceará – Campus Juazeiro do Norte.  A visita aconteceu na ETE Seminário (Estação de Tratamento de Esgoto), Centro. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todas as etapas envolvidas no tratamento de esgoto além do funcionamento da estação, que está em processo de modernização.

Inativa há mais de cinco anos, a ETE Seminário passa por processo de total revitalização, tendo como principal entrega a conversão do sistema em reator anaeróbio de fluxo ascendente, conhecido tecnicamente como reator UASB. “O aluno que estuda a teoria de como a bioquímica funciona precisa ter acesso a uma estrutura como essa, que estamos conhecendo, até pra conseguir montar um projeto levando em consideração todos os pontos de atenção necessários, que só é possível identificar na prática. Espero que mais alunos possam ter a oportunidade que meus alunos estão tendo hoje”, explica o professor Dr. Jose Lima Junior.

 

Você tem curiosidade sobre a estrutura e o tratamento de esgoto da cidade? Essa é a oportunidade, a Ambiental Crato está de “Portas Abertas” para a comunidade, grupos de estudantes, instituições do terceiro setor e parceiros, em visitas guiadas nas estações de tratamento de esgoto da cidade. As visitas precisam ser agendadas previamente com a esquipe da Responsabilidade Social da empresa.

 

O projeto

O Programa Portas Abertas tem o objetivo de receber visitantes para conhecer as instalações de Estações de Tratamento de Esgoto e Centros de Operação de forma qualificada e inovadora, respeitando as particularidades relacionadas ao perfil de cada grupo, como a faixa etária.

 

Agendamentos

Escolas e instituições que têm interesse em agendar visitas para conhecer a infraestrutura e todo o processo de tratamento de esgoto do Crato, podem enviar um e-mail para responsabilidadesocial@ambientalcrato.com.br e aguardar o retorno da equipe de Responsabilidade Social, que dará todas as orientações e demais informações.

Ambiental Crato lança Programa Afluentes para comunicação direta com população por meio de lideranças comunitárias

Postado por editor@paintbox.com.br em 21/set/2022 - Sem Comentários

A Ambiental Crato lançou o programa social Afluentes, que tem como objetivo promover a integração entre associações de moradores e a empresa. O encontro contou com a participação de mais de 40 lideranças comunitárias de diversos bairros da cidade e Distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra. Agora, as lideranças contam com um canal direto com a concessionária e mais agilidade na resolução de demandas referentes aos serviços de esgotamento sanitário do Crato, e ainda, dos serviços comerciais de água e esgoto, que englobam instalação e substituição de hidrômetros, negociação de débitos e leitura das faturas de água e esgoto.

 

“Chegamos no Crato com todo carinho e respeito que a cidade merece. Uma das nossas características é a aproximação com a população. A forma mais rápida para conhecer as demandas das comunidades é estabelecer canais com aqueles que conhecem o bairro e que representam a localidade. Então, o Afluentes funciona dessa forma, como um reforço de proximidade e interesse em prol da coletividade com uma resposta rápida e ágil via canal exclusivo”, destacou Carolina Serafim, diretora-presidente da Ambiental Crato.

A empresa montou uma equipe socioambiental com dedicação exclusiva para receber as demandas das associações de moradores, visando as pautas comuns dos moradores. A iniciativa ocorre em todas as cidades onde a Aegea atua. A companhia está presente em 154 cidades, distribuídas em 13 estados, atendendo mais de 21 milhões de pessoas em todas as regiões do Brasil. No Nordeste, além do Crato, a empresa também opera em Timon (MA) e Teresina (PI).

Confiança
Líder comunitário do bairro do Santa Luzia, Suelanio elogiou a iniciativa, pois foi importante para entender sobre o trabalho e responsabilidades da empresa. “Me surpreendeu. Eu ouvi muita gente falar coisas negativas. Por isso, é tão importante ter ouvido de perto as propostas, e vi projetos de muito futuro que vai beneficiar toda população do Crato”.

Aproximação
A líder comunitária Gislândia Gonçalves, do Distrito Dom Quintino, é agente de saúde e viu positivamente a atitude da empresa, pois observa diariamente em sua rotina de trabalho a necessidade de ter saneamento nas comunidades. “É um programa muito valioso e importante. A empresa chegou no momento certo para trazer saúde com o saneamento, além de educar nossas crianças e orientar sobre o cuidado com o meio ambiente. Obrigada por terem me procurado para somar com vocês”.

A Escola de Música Mestre Azul foi responsável pela abertura do evento, tocando músicas regionais e internacionais. Carolina Serafim antecipou que, ainda esse ano, a empresa lançará programa voltado para visitação nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), com o objetivo de aproximar a comunidade por meio de parceria e diálogo.

CRATO VAI TRATAR MAIS 320 MILHÕES DE LITROS DE ESGOTO POR MÊS, ATÉ 2025

Postado por editor@paintbox.com.br em 21/set/2022 - Sem Comentários

A cidade do Crato, no Cariri, recebe investimentos em esgotamento sanitário que farão, em apenas dois anos, com que a cobertura salte de 3% para 50% de população beneficiada. Na prática, o município passará a tratar, até 2025, cerca de 350 milhões de litros de esgoto por mês. Atualmente, somente 30 milhões de litros de dejetos recebem o tratamento adequado.

Para isso, a Ambiental Crato, uma empresa da Aegea, líder em saneamento privado no país, está modernizando e ampliando a infraestrutura do município. “Estamos revitalizando três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), otimizando a eficiência do tratamento e garantindo o atendimento integral da legislação vigente. Outra ETE está em processo de modernização do sistema e licenciamento ambiental da quinta unidade. O investimento, logo nos primeiros meses de trabalho, além de preservação ambiental, também significa redução de doenças e mais valorização imobiliária”, destaca Renee Chaveiro, diretor executivo da concessionária.

Inativa há mais de cinco anos, a ETE Seminário passa por processo de total revitalização, tendo como principal entrega a conversão do sistema em reator anaeróbio de fluxo ascendente, conhecido tecnicamente como reator UASB. “Identificamos a necessidade dessa conversão e da implantação do separador trifásico, que tem a função de separar as partes sólida, líquida e gasosa no processo de tratamento. Nesse processo há geração de gases, sendo que a ausência do separador ocasionava o mau cheiro, o que incomodava os moradores. Com o investimento, o odor não será mais problema”, explica Chaveiro.

Além disso, a concessionária atua na impermeabilização do poço de sucção da Estação Elevatória e do tratamento preliminar, composto por caixa de areia, gradeamento e calha parshall, bem como realiza o recondicionamento dos motores, painéis elétricos e gerador energia da unidade operacional, além da revitalização dos filtros aerados submersos. As ações possibilitarão que a ETE trate 31 litros de esgoto por segundo, o que corresponde a 84 milhões de litros por mês.

 

Até 2033 toda área urbana do Crato e os distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra contarão com sistema de esgotamento sanitário. Crato deve receber aproximadamente R$ 250 milhões em investimentos em saneamento ao longo dos 35 anos de contrato, sendo R$ 100 milhões nos próximos cinco anos.

 

Ao todo, serão implantados 250 km de redes coletoras e interceptores, substituídos 35 km de redes existentes, implantados 1.320 m de emissários e construídas 22 estações elevatórias e 06 estações de tratamento de esgoto.

 

A Ambiental Crato atua em parceria com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), que segue responsável pelo abastecimento de água. Já a Ambiental Crato atua com esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto, que envolvem interação e atendimento ao cliente.

Valorizar a cultura do Cariri é da nossa natureza

Postado por editor@paintbox.com.br em 21/set/2022 - Sem Comentários

Assista ao vídeo sobre nossa a chegada na região. O cordel foi feito pela artista local Josenir Lacerda, uma artesã, poeta e cordelista cearense, reconhecida também por seu trabalho com xilogravura. Um dos destaques do trabalho de Josenir é o “Linguajar Cearense”, obra no qual a poeta versa um dicionário do cordel. A artista é a primeira mulher do Cariri e a segunda cearense a conquistar espaço na Academia Brasileira de Cordel. Vale conferir o trabalho que ela desenvolveu para a Ambiental Crato – uma verdadeira obra de arte! Clique e confira!