Arquivo de dezembro 30America/Sao_Paulo 2025

Ambiental Crato realiza mais de 80 mil atendimentos em 2025

Postado por [email protected] em 30/dez/2025 - Sem Comentários

Os resultados consideram todas as plataformas de interação disponibilizadas pela concessionária e, em nenhum dos casos, a espera para atendimento superou 10 minutos

Ao longo de 2025 a Ambiental Crato acolheu mais de 80 mil atendimentos à comunidade cratense. Esse quantitativo foi alcançado considerando todos os canais de interação disponibilizados pela empresa: loja física, call center, whatsapp, aplicativo Águas App, site da empresa e atendimento itinerante. Nessa linha, destaca-se que, entre os serviços mais buscados estão informações e cadastro na tarifa social e detalhamento de consumo.

Dos mais de 80 mil atendimentos, cerca de 48 mil foram integralmente realizados por meios não presenciais, ou seja, canais virtuais e ligações. Essas plataformas ampliaram o acesso da população aos serviços, especialmente o call center, que funcionando 24 horas – e todos os dias – registrou neste ano quase 15 mil atendimentos.

O tempo médio de espera em cada protocolo chega a no máximo 10 minutos no aplicativo de trocas de mensagem. Já nas interações via call center essa espera, em média, não atinge a marca de 2 minutos; enquanto nas demais plataformas o encaminhamento da solicitação é quase imediato.

Residente no bairro Aderson Tavares Bezerra, Felipe Gouveia destaca a praticidade das plataformas digitais no processo de atendimento como um diferencial. “Poder ligar ou mandar mensagens e solucionar as minhas necessidades é excelente, especialmente em meio a correria do dia a dia” , comentou o consultor comercial.

Os ambientes de atendimento presencial, acessíveis por meio da loja física da concessionária, do guichê no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), do projeto de atendimento itinerante e das ações porta a porta anotou mais de 32 mil solicitações atendidas. “São todos muito educados, gentis; sempre tentam resolver tudo que a gente fala”, destacou Raimunda Alves, moradora do bairro São Miguel, e uma das clientes atendidas pelos serviços da empresa.

Somente o projeto Atendimento Itinerante percorreu vinte bairros e localidades da zona rural cratense, permanecendo em média uma semana em cada território. Entre os endereços atendidos pela ação destacam-se algumas das áreas mais populosas da cidade, como os bairros São Miguel, Seminário, Monte Alverne e Sítio Cruzeiro.

Nós entendemos que apresentar uma resposta rápida e efetiva para a população cratense é parte da nossa missão, primando sempre pela gentileza no tratamento. Por isso, qualificamos continuamente o nosso time, a fim de assegurar a resolutividade e o cuidar bem”, destacou Tadeu Bezerra, gerente executivo da Ambiental Crato.

Canais de atendimento
A População pode buscar atendimento por meio de várias alternativas, como já informado anteriormente. Presencialmente é possível a partir da loja física da Ambiental Crato, localizada no Kariris Blue Tower; e no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), situado na Rua José Carvalho. Além disso, os serviços também estão acessíveis 24h através do 0800 195 0300 (também WhatsApp), do aplicativo Águas App e no site da empresa.

Sobre a Ambiental Crato
A Ambiental Crato é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, além de serviços comerciais. Por meio do trabalho da empresa, o serviço de esgotamento sanitário será universalizado, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado.

Em 2025 a concessionária tratou cerca 900 milhões de litros de esgoto. Efluente que saiu de pias, ralos e vasos sanitários das casas dos cidadãos cratenses. Todo o efluente devolvido para o meio ambiente passou por longo processo de tratamento e desinfecção. Também neste ano, a empresa retirou do sistema de esgotamento sanitário da cidade mais de 32 toneladas de resíduos inadequadamente descartados na rede.

3° edição do Selo Crato da Diversidade premia Ambiental Crato

Postado por [email protected] em 23/dez/2025 - Sem Comentários

O reconhecimento veio através do Programa Respeito Dá o Tom, que promove ações de respeito à pluralidade racial, sexual e de gênero no âmbito da empresa

A Ambiental Crato, por meio do programa institucional “Respeito Dá o Tom (RDT)”, foi reconhecida na 3° edição do Selo Crato da Diversidade. A ação, que é promovida pela Coordenadoria de Políticas Públicas da Diversidade – órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos do município – entregou a comenda à concessionária em reconhecimento ao compromisso da empresa para concretização de um ambiente sem discriminação de gênero e/ou orientação sexual.

De acordo com a secretaria, o principal critério considerado para definição dos premiados foi a dedicação das instituições com a promoção de políticas de reconhecimento e inclusão da população LGBTQIAPN+. Nessa linha, a empregabilidade dessa comunidade surge como um fator determinante, pela capacidade de assegurar renda e dignidade.

O programa ‘Respeito Dá o Tom’ foi implantado na Ambiental Crato ainda em 2023, e atua internamente na construção de um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor, agindo primordialmente no combate à discriminação de gênero e orientação sexual, além de conduzir discussões voltadas à equidade racial.

Entre as ações promovidas ao longo de 2025, cabe destacar a realização de Rodas de conversa com foco em diversidade e o desenvolvimento de vagas de caráter inclusivo. Pontua-se, ainda, que neste ano começou a ser implementado um acelerador de carreira, instrumento de busca qualificar e estimular mulheres e pessoas negras em seu processo de crescimento profissional.

“O Selo Crato da Diversidade reflete, para além do nosso compromisso com o município, a certeza de que a Aegea está no caminho certo, orientando suas políticas de diversidade e tendo metas objetivas. Nos alinhamos e corroboramos também a política pública do município do Crato, de abranger com carinho e dignidade toda essa população”, ressaltou Águeda Muniz, diretora de Relações Institucionais da Ambiental Crato.

Respeito Dá o Tom (RDT)
Criado em 2017, no contexto das operações Aegea, o programa de diversidade e igualdade racial e equidade de gênero tem o objetivo de espelhar a demografia da população brasileira no quadro de funcionários da companhia. Detalha-se que o programa atua por meio de três pilares fundamentais: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento.

Entre os compromissos públicos assumidos no contexto do RDT, é possível listar a ampliação do quadro de lideranças negras, que deve alcançar 27% em 2030. No mesmo período, também é meta que o conjunto de líderes mulheres atinja 45% das posições disponíveis.

Sobre a Ambiental Crato
A Ambiental Crato é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, além de serviços comerciais. Por meio do trabalho da empresa, o serviço de esgotamento sanitário será universalizado, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.

Parceria entre Ambiental Crato, Ambiental Ceará e ONG transforma uniformes antigos em bolsas e acessórios

Postado por [email protected] em 12/dez/2025 - Sem Comentários

Sediada em Juazeiro do Norte, a ONG Mamãe Margarida já recebeu mais de 2.500 uniformes através da parceria com as empresas

Os uniformes antigos das empresas Ambiental Crato e Ambiental Ceará estão ganhando um novo destino desde março de 2024. De lá para cá, as duas organizações vêm mantendo uma parceria com a ONG Mamãe Margarida, que reúne artesãs do bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte. Com quase 50 anos de história, a instituição recebe os uniformes em desuso e transforma em novos materiais, como mochilas, bolsas e cordões para crachá.

Ao longo de quase dois anos de atividades, as máquinas de costura foram consertadas e já foram doados às artesãs mais de 2.500 conjuntos de uniformes. Antes de serem entregues, os uniformes passam por um processo de lavagem, a fim de assegurar que eles sejam entregues com todas as condições de manuseio por parte das integrantes da ONG.

“Nós estávamos fazendo as nossas bonequinhas, nossos fuxiquinhos, e foi quando a empresa nos procurou para fazer esse trabalho. Pensamos que eles iam trazer só uma remessa, mas, trouxeram um caminhão cheio” , contou Rosa Maria, uma das artesãs do projeto Mamãe Margarida.

Até aqui centenas de materiais foram produzidos, e do total gerado, 70% permanece com as artesãs, para que elas possam destinar da maneira que julgarem mais adequada; enquanto a outra parcela é feita com a identidade visual das empresas, para ser utilizada em ações internas.

Composto majoritariamente por mulheres da terceira idade, o grupo também funciona como ponto de trocas e aprendizados, é o que relata a líder comunitária Maria Auxiliadora, que também comenta sobre o fortalecimento do local após a parceria. “Aqui elas interagem entre si, elas trocam brincadeiras, experiências, porque são todas professoras. Então, a partir do momento que a gente constrói e a empresa tem confiança no trabalho que está sendo realizado, essa parceria só tende a aumentar. É gratificante ver pessoas simples desenvolvendo o trabalho e a consciência ambiental” , comentou ela.

Tailton Telles, engenheiro ambiental com atuação nas empresas Ambiental Ceará e Ambiental Crato, é o responsável por acompanhar a continuidade do projeto. “A proximidade com as artesãs da ONG Mamãe Margarida é mais uma maneira de demonstrar o nosso compromisso com o meio ambiente, garantindo que materiais que seriam incinerados tenham um novo destino, além de reforçar o nosso comprometimento com os territórios em atuamos, fortalecendo e privilegiando grupos de cada área” , afirmou Telles.

Operações da Ambiental Ceará e da Ambiental Crato
Empresa referência em saneamento privado no Brasil, a Aegea tem, atualmente, duas operações no Ceará que visam atingir as metas de universalização do Novo Marco Legal do Saneamento: a Ambiental Crato e a Ambiental Ceará. Ao todo, as duas concessionárias atendem 25 municípios no estado, sendo responsáveis pela ampliação, operação e manutenção do esgotamento sanitário destas cidades.

A Ambiental Crato é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto e serviços comerciais no município do Crato. Ao longo de 35 anos, a cidade deve receber aproximadamente R$250 milhões em investimentos em saneamento.

Universalizar o esgotamento sanitário é a premissa da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará. A empresa é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.