Notícias

Ver notícia

A ação social promovida pelo Instituto Aegea e pela Ambiental Crato foi realizada no bairro Gisélia Pinheiro

Ocorreu no último sábado (30) a terceira edição do Prospera, ação social realizada pelo Instituto Aegea e pela Ambiental Crato. A atividade, que foi desenvolvida no bairro Gisélia Pinheiro – na EEMTI Juvêncio Barreto -, contou com mais de vinte serviços gratuitos, e reuniu um público participante de mais de 300 pessoas.

Entre os serviços disponíveis na ação deste ano estavam atendimento médico, orientação jurídica e sobre direitos humanos, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, além de teste de glicemia e aferição de pressão arterial. A ação também oportunizou o recolhimento de currículos, através do Sine IDT, e um conjunto de atividades recreativas para o público infantil.

“Essas ações são de suma importância porque estamos em uma comunidade que realmente precisa da visibilidade, de todos os serviços que possam ser ofertados. Esse é um projeto que a Escola tinha que abrir suas portas para receber. O Prospera vem à comunidade e torna os serviços acessíveis”, destacou Juliana Gouveia, coordenadora na escola Juvêncio Barreto.

Participante do Prospera, Cláudia Cardoso reforçou a acessibilidade aos serviços como um ponto positivo. “É muito bom, deveria ter mais, a comunidade é muito carente desse tipo de ação. Achei tudo maravilhoso, atendimento ótimo”, disse ela após ser atendida por um dos médicos que estavam atuando na ação.

Já Nilce Barroso destacou as atividades recreativas com as crianças. “É muito bom para as crianças se distraírem. É bom para que elas mudem o pensamento, vejam outras possibilidades, olhem para vocês trabalhando”, disse ela, que também levou para casa uma das mudas de plantas que estavam sendo distribuídas durante o evento.

Construído através de parcerias com empresas e instituições, o Prospera em Crato contou com diversos apoiadores, incluindo a Secretaria de Direitos Humanos cratense. A titular da pasta, Zuleide Queiroz, fez questão de acompanhar toda a manhã de serviços. “Nós estamos muito felizes com essa parceria, uma terceira edição potente. Divulgar nossas atividades em Direitos Humanos, juntar diversas instituições para mostrar a potência do bairro Gisélia Pinheiro é algo de muita esperança”, afirmou a secretária.

Gabriel Barbosa, gerente de Responsabilidade Social da Ambiental Crato, destaca que a ação é uma forma de se aproximar da população e falar sobre os benefícios do esgotamento sanitário. “O Prospera permite que nós façamos uma ação dedicada a um território, e entre as prestações de serviços debatemos e reforçamos os muitos benefícios do esgotamento sanitário, destacando aspectos de ganho de qualidade de vida. Agimos sempre alinhados ao nosso propósito de construir um legado de desenvolvimento sustentável e compartilhar prosperidade”, ponderou Barbosa.

Voluntariado
A edição 2025 do Prospera Crato contou com mais de 100 pessoas que atuaram gratuitamente na concretização da ação, um desses voluntários foi o engenheiro ambiental Tailton Teles. Ele, que trabalha na Ambiental Crato, afirmou que a principal motivação para atuar no evento é perceber a realização do público participante. “O que me motiva é ver a população chegando, participando, sendo atendida, as crianças brincando; é ver que as expectativas deles estão sendo atendidas. Isso dá muito sentido para gente”, contou Teles.

O Prospera faz parte do Programa de Voluntariado da Aegea e compreende um conjunto de iniciativas dos pilares da Sustentabilidade e ESG que a Aegea e suas concessionárias desenvolvem por todo o país, visando gerar prosperidade compartilhada nos territórios.

O programa fomenta ações sociais lideradas pelos colaboradores da Companhia de maneira estratégica, estruturada e sistematizada, contribuindo para que o trabalho voluntário e a empatia sejam valores reais dentro da empresa.

Além do Ceará, onde a ação social ocorreu no Crato e em Maranguape, o Prospera também foi realizado em Manaus (AM), Barcarena (PA), Picos e Teresina (PI), Timon (MA), Campo Grande (MS), Campo Verde e Guarantã do Norte (MT), Vila Velha (ES), Cabo Frio (RJ), Camboriú, Palhoça e São Francisco do Sul (SC) e Alvorada (RS).

Sobre a Ambiental Crato
A Ambiental Crato é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, além de serviços comerciais. Por meio do trabalho da empresa, o serviço de esgotamento sanitário será universalizado, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.

A concessionária trata, mensalmente, mais de 80 milhões de litros de esgoto que saem de pias, ralos e vasos sanitários das casas dos cidadãos cratenses. Após a chegada dos efluentes às estações operadas pela Ambiental Crato, eles passam pelo processo de tratamento e desinfecção e retornam ao meio ambiente sem poluir a natureza, contribuindo com a boa qualidade da água nos corpos hídricos. Hoje, o Crato tem 25% de cobertura de esgoto.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental Crato oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Entenda sua fatura Saiba mais
Entenda sua fatura

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Ambiental Crato e saiba mais sobre obras, programas e projetos.