Notícias

Ver notícia

A iniciativa é executada pela Ambiental Ambiental Crato e Ambiental Ceará e visa estimular o pensamento crítico e inovador sobre a área do saneamento.

O pensamento crítico e inovador na área do saneamento será estimulado na rotina de 82 estudantes da rede pública nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, com as atividades do projeto Pioneiros, executado pela Ambiental Crato e Ambiental Ceará. As turmas foram lançadas na última sexta-feira (3), acompanhando o calendário nacional da iniciativa, que é executada em diversas concessionárias da Aegea – empresa controladora da Ambiental Ceará e da Ambiental Crato e líder em saneamento privado no país. 

O programa foi desenvolvido pelo Instituto Aegea e visa incentivar os jovens a propor soluções inéditas de saneamento nas comunidades onde vivem. Em todo o país, 500 estudantes participarão de atividades imersivas na área do saneamento, entre maio e dezembro deste ano. Em Juazeiro do Norte foram selecionados 29 alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dona Clotilde Saraiva Coelho. Entre eles está Ana Júlia, que cursa o 2º ano e tem boas expectativas para as atividades. “Será um momento de aprendizado teórico e prático, que fará diferença no nosso currículo e contribuirá na nossa formação”. 

Já Letícia Thaviny, estudante do Crato que integra o grupo de 29 estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra recrutados para o projeto, está de olho no desenvolvimento profissional. “Eu espero desenvolver um trabalho que atenda às demandas da minha comunidade e, também, sei que é uma grande oportunidade para o meu futuro”. Em Barbalha, o Pioneiros terá a participação de 24 alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Almiro da Cruz.  

De acordo com a diretora-presidente da Ambiental Crato e diretora de relações institucionais da Ambiental Ceará, Carolina Serafim, o Pioneiros abre caminhos de crescimento profissional para os jovens participantes. “Estamos executando esse projeto pela segunda vez no Crato, e lançamos em Juazeiro do Norte e em Barbalha. Esses jovens irão conhecer como funciona o mundo corporativo, com tutores que vão apoiá-los na elaboração de projetos voltados ao saneamento, sustentabilidade e preservação do meio ambiente em suas comunidades. Esse processo de imersão ajuda a juventude a se preparar para o mercado de trabalho”, afirma.  

Jornada de aprendizados 

Ao longo de oito meses, os participantes terão contato com diversas profissões ligadas à área do saneamento, além de conhecer o funcionamento dos setores das duas empresas e realizar atividades técnicas como visitas às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e ao Centro de Operações Integradas (COI). 

Os estudantes poderão, ainda, fazer cursos gratuitos na Academia Aegea, plataforma digital utilizada para capacitar os colaboradores das empresas. Na etapa final do Pioneiros, os jovens irão desenvolver um projeto voltado para as respectivas comunidades nas quais vivem, sob supervisão dos funcionários da empresa, que atuam como monitores e orientam os jovens na criação de ações que possam ser aplicadas no dia a dia. Os autores dos melhores trabalhos concorrerão a um prêmio local e, em seguida, os vencedores irão para a etapa nacional, disputando com as demais concessionárias da Aegea no Brasil.  

“O Pioneiros é uma oportunidade que motiva os alunos a se envolverem em um projeto ambiental que os coloca em sintonia com a capacidade de articular, trabalhar em equipe e executar projetos. Também vejo uma perspectiva de futuro, em que eles visualizam a possibilidade de adentrar em uma empresa, assumir responsabilidade e valores fundamentais na vida de um trabalhador”, comenta o diretor da escola Adauto Bezerra, Cícero Adauto.  

Articulação nacional 

Desenvolvido pelo Instituto Aegea e executado há seis anos, o Pioneiros tem participação da diretoria e inclui todos os programas da empresa, como Academia Aegea, Gestão de Pessoas, Respeito Dá o Tom e Voluntariado. “É uma troca de conhecimentos, um aprendizado mútuo, pois nós vamos compreender com esses jovens o que eles vivem nas comunidades. Além disso, é mais uma possibilidade que temos de transformar a vida das pessoas por meio do saneamento. Que todos sejamos inspirados por esses jovens. Estamos de braços abertos”, disse o presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos. 

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Entenda sua fatura Saiba mais
Entenda sua fatura

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Crato é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Crato, no Ceará.