Notícias

Ver notícia

O município do Crato tem dado um importante passo para saúde da população e preservação do meio ambiente ao investir em esgotamento sanitário, que representa uma etapa importante do saneamento básico. Em apenas um ano de atuação, a Ambiental Crato já avançou de 3% para 25% o índice de coleta e tratamento do esgoto, levando mais dignidade aos cratenses e contribuindo para a preservação da biodiversidade e proteção de espécies como o Soldadinho do Araripe, que está ameaçada de extinção.

Quanto cidade produtora de água, o Crato tem uma grande responsabilidade em devolver à natureza o esgoto tratado, pois a Chapada do Araripe é um divisor de águas com a bacia hidrográfica do São Francisco, suas nascentes compõem a bacia do rio Salgado, desaguam na bacia do Jaguaribe e assim chegam ao Castanhão contribuindo com o abastecimento da região metropolitana de Fortaleza.

O Presidente da SAAEC, José Yarley de Brito, destaca a responsabilidade do Crato com a saúde hídrica do estado “A poluição de uma bacia hidrográfica começa nos primeiros riachos, no nascedouro da água. E a água do esgoto se tiver metais pesados vai bater no mar prejudicando toda biodiversidade. Então o tratamento do esgoto tem que começar nas fontes. É esse o trabalho que a Ambiental Crato tem feito para garantir que teremos nossas águas limpas e devolvidas ao meio ambiente tratadas, sem nenhum maleficio a seu uso. Isso é fundamental para todas as instâncias de desenvolvimento, e de todas as questões que a gente tem de necessidade para manter o equilíbrio ambiental”, explica.

A Ambiental Crato atua desde 01 de agosto de 2022 como empresa responsável pelo serviço de esgotamento sanitário e atendimento comercial no município. Os avanços no saneamento elevaram o índice de 3% para 25% de esgoto coletado e tratado, contribuindo para mais saúde e qualidade de vida dos cratenses. “Nosso compromisso vai além das obras de saneamento. Trabalhamos em prol do desenvolvimento social e prospecção de bem-estar e qualidade de vida nas comunidades, com projetos sociais voltados para todos os públicos. Após um ano de atuação o Crato está tratando mais de 130 milhões de litros de esgoto por mês. Trazendo mais saúde, qualidade de vida, transformação e crescimento para nossa cidade e toda sua população”, afirma a Diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim.

Preservação do meio ambiente

O esgotamento sanitário contribui para a redução das doenças de veiculação hídrica e, consequentemente, para o aumento da expectativa e qualidade de vida da população, além de ser essencial para a preservação do meio ambiente. De acordo com o chefe do ICMBio no Cariri, Augusto Carlos de Alencar, “o impacto ambiental quando se devolve o esgoto sem tratamento, além de todas as doenças de veiculação hídricas inerentes a água suja, é impedir que toda uma população de peixes e crustáceos, que vivem nos rios, sobrevivam e façam parte do ciclo da natureza”.

“Nós somos uma zona produtora de água. Captamos a água e fazemos o tratamento para a utilização da população. E o que devolvemos para a bacia? Devolvemos uma água suja”, destaca Augusto, enfatizando que sem o tratamento de esgoto o próprio Soldadinho do Araripe tem sua reprodução prejudicada. “Essa é uma espécie criticamente ameaçada de extinção e por isso o saneamento é fundamental para sua preservação. Se começa a fazer a coleta nessas áreas mais próximas à encosta, o riacho volta a correr água limpa, possibilitando a criação de novos ambientes em que ele consiga se reproduzir, próximo a água limpa”.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Crato é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Crato, no Ceará.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.