Notícias

Ver notícia

Mais de 130 milhões de litros de esgoto deixam de ser lançados de forma irregular na natureza.

“Na Terra do Pioneirismo o Saneamento tem Vez”, esse é o lema da campanha de 1 ano da Ambiental Crato, empresa da Aegea – grupo líder em saneamento privado no país. As operações da concessionária tiveram início no dia 01 de agosto de 2022, isso fez com que o Crato, mais uma vez em sua história, tenha a marca de pioneiro, sendo o primeiro município do Cariri a efetivar políticas públicas de saneamento. Em 365 dias de operação, houve evolução significativa na garantia do esgotamento sanitário para os cratenses, saltando a cobertura de esgoto coletado e tratado de 3% para 23%, além da implementação de novas atividades nas comunidades que promovem a inclusão dos munícipes através de projetos sociais.

Investir em saneamento é garantir mais proteção ao meio ambiente, saúde e qualidade de vida para a população. E foi com essa missão que a Ambiental Crato surgiu no município. Serão investidos aproximadamente R$ 250 milhões em saneamento ao longo dos 35 anos de contrato, sendo R$ 100 milhões nos próximos cinco anos.

Entregas do primeiro ano

A empresa já revitalizou 101,81 km de rede de esgoto, além de ampliar mais 1,2 km. Hoje, 67% da cidade hidrometrada, um dado que reflete diretamente no consumo consciente de água. Foram revitalizadas 5 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), com funcionamento 24h, todos os dias da semana. A operação destes equipamentos possibilita o tratamento de 130 milhões de litros de esgoto mensal, que não são mais lançados incorretamente na natureza.

A ETE Seminário, que estava inativa há mais de cinco anos, passou por processo de total revitalização. O trabalho realizado nela proporciona a redução de 80 milhões de litros de esgoto irregular no canal do Rio Granjeiro. A ETE Filemon tem tratado 13,5 milhões de litros de esgoto por mês. A estação recebeu melhorias no sistema de contenção de odor, que era a principal queixa dos moradores da localidade.

Nas ETEs São Bento I e São Bento II, foi adequado um sistema de tratamento de biogás, minimizando os impactos ambientais e melhorando a qualidade de vida da população do entorno. Nessas duas estações, são tratados 15,8 milhões de litros de esgoto por mês. A ETE Pantanal, foi inaugurada no mês de maio deste ano. A estação está tratando mais de 15 milhões de litros de esgoto por mês. Com a implantação da ETE Pantanal, o riacho da Matinha, que corta o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, local onde ocorre a Expocrato, não tem mais lançamento irregular de esgoto.

“Com as obras realizadas durante o primeiro ano de operação da Ambiental Crato e os investimentos que estão previstos para os próximos 4 anos, conseguiremos garantir o esgotamento sanitário para a maior parte dos cratenses. Reduzindo o impacto ambiental provocado pelo esgoto a céu aberto e garantindo mais saúde e qualidade de vida para os cratenses”, afirma Diretor Executivo da Ambiental Crato, Danilo Almeida.

Responsabilidade Social

Trabalhamos para diversos públicos e temos como valores da empresa a responsabilidade social, a exemplo do programa Afluentes, onde foram mapeadas as lideranças comunitárias e construídas ações sociais que impactam positivamente na vida dos cratenses. Hoje o grupo conta com 110 lideranças comunitárias, que trazem as demandas da população para rápida solução.

Para aproximar ainda mais os cratenses da nossa empresa realizamos o projeto Voluntariado, que tem como principal norte a contribuição social e responsável dos espaços comunitários, ajudando a resgatar autoestima da população e melhorando aspectos sociais, ambientais e coletivos. Outro projeto de aproximação da comunidade é o Portas Abertas, que possibilita a visita guiada às nossas ETEs, com explanação sobre o funcionamento da coleta e tratamento do esgoto no município.

O projeto A Cidade da Gente, é promovido em cidades onde empresas do Grupo Aegea atuam, propondo que estudantes produzam livros contando a história dos patrimônios dos seus municípios. Em Crato, o projeto será realizado em parceria com a Secretaria de Educação do município e aplicado em 4 escolas públicas, com aproximadamente 400 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“Nos comprometemos a estar próximos das pessoas e da cidade, inseridos na rotina do município, dialogando com as lideranças comunitárias e poder público, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável e ambiental do Crato.’’, reforça a Diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim.

Ampliação da Tarifa Social em 40%

A Tarifa Social, benefício que concede desconto na fatura de água e esgoto para famílias em vulnerabilidade social, foi ampliada em 40%. Hoje são 3.633 ligações beneficiadas proporcionando dignidade, saúde e qualidade de vida para população vulnerável.

E vem muito mais por aí

Até 2033, toda a área urbana e os distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra terão sistema de coleta e esgotamento sanitário, atingindo a meta de 90% estabelecida pelo Novo Marco Regulatório do Saneamento.

No decorrer do trabalho muitos projetos e ações de impacto social terão início. Nos próximos meses alcançaremos ainda mais beneficiados por meio da entrega do Centro de Controle Operacional (CCO), Finalização da primeira etapa da ETE Grangeiro, implementação dos projetos Saúde Nota 10, Prospera, Pioneiros e Respeito dá o Tom, além do lançamento do livro A Cidade da Gente, do Circo Teatro Sem Lona e do Cine Bom de Praça.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Ambiental Crato é responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade de Crato, no Ceará.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Entenda sua fatura Saiba mais
Entenda sua fatura