Notícias
Mais de 11km de novas redes de esgoto serão construídas na cidade
Teve início na última quarta-feira (14) a implantação de mais de 11 quilômetros de novas redes de esgoto no município do Crato. As intervenções ocorrem nos bairros São Miguel e Gisélia Pinheiro (Batateiras) e são executadas pela Ambiental Crato, concessionária responsável pela universalização do esgotamento sanitário no município.
As obras de esgoto beneficiarão quase 3 mil pessoas no bairro São Miguel, e mais de 4 mil no território do bairro Batateiras. Desta forma, mais de 7 mil cratenses passarão a ter acesso a coleta e ao tratamento adequado do efluente gerado em suas residências. Além da rede, serão construídas três Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), infraestrutura que tem a função de realizar o bombeamento do efluente coletado das áreas mais baixas até as mais altas.
“A ampliação da rede nessas localidades é fundamental para que o município do Crato siga avançando no cumprimento do Marco Legal do Saneamento para que até 2033 a cidade atinja a marca de 90% do esgoto gerado sendo coletado e tratado ”, observou Tadeu Bezerra, gerente -executivo da Ambiental Crato.
Com as obras deste ano, o Crato estará mais próximo da universalização do esgotamento sanitário. As ampliações da rede de esgoto junto à conclusão do maior coletor-tronco de esgoto da cidade, às margens do canal do Rio Granjeiro, contribuirão para que o município tenha um salto na cobertura de esgoto, chegando a mais de 50% de disponibilidade do serviço na zona urbana, em 2026.

Visita técnica do Secretário de Infraestrutura do Crato, Lucas Maximino ao local das obras.
Também está em processo de finalização a sexta Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Crato. A nova ETE, que será maior entre todas já instaladas na cidade, se somará ao conjunto de ações que miram a ampliação da cobertura em 2026, e posterior alcance dos marcos definidos pelo Marco Legal do Saneamento.
Mariana Macário, moradora do Crato há mais de 20 anos, espera que todos os bairros da cidade passem a contar com o serviço o quanto antes: “observar essa infraestrutura crescendo é muito agradável, porque traz para gente a compreensão de que o futuro será mais tranquilo, com maior qualidade de vida e bem-estar ”, destacou.
Sobre a Ambiental Crato
A Ambiental Crato é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, além de serviços comerciais. Por meio do trabalho da empresa, o serviço de esgotamento sanitário será universalizado, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.
