Notícias

Ver notícia

 

Ações realizadas pela concessionária devem beneficiar mais de 40 mil pessoas em 2023

 

A Ambiental Crato chegará ao seu primeiro ano de atuação no Crato em agosto de 2023. Desde que assumiu, a concessionária do grupo Aegea, vem transformando a realidade do sistema de saneamento básico da cidade, com investimentos na expansão do sistema de esgotamento sanitário e programa de relacionamento com a população.

 

Crato deve receber aproximadamente R$ 250 milhões em investimentos em saneamento ao longo dos 35 anos de contrato, sendo R$ 100 milhões nos próximos cinco anos.

No primeiro semestre, estão previstos duas novas Estações de Tratamento de Esgoto. A entrada em operação da ETE Flores, que passa por processo de total revitalização, tendo como principal entrega a alteração do processo técnico de tratamento, que consiste na conversão do sistema em reator anaeróbio de fluxo ascendente, conhecido tecnicamente como reator UASB. A Estação vai tratar mais de 15 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 6 piscinas olímpicas, garantindo mais saúde e qualidade de vida para mais de 5 mil cratenses, dos bairros Ossean Araripe, Pantanal e Mutirão.

 

Com a implantação da ETE Flores, o riacho da Matinha que corta o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, local onde ocorre a Expocrato – considerado o maior evento agropecuário do norte nordeste, não terá mais lançamento irregular de esgoto. Ao fazer a conexão correta à rede de esgoto, a população ajuda no cuidado com os rios garantindo a recuperação e preservação do meio ambiente.

 

Os trabalhos na ETE Granjeiro iniciam no primeiro semestre e a ativação da unidade é prevista para o primeiro semestre de 2024. A Estação vai receber melhorias e retrofit, que incluem a recuperação das lagoas, ajuste no processo de tratamento preliminar, além de melhorias tecnologias, que vai permitir atuar simultaneamente com lagoas e reator UASB. A unidade vai tratar mais de 83 milhões de litros de esgoto por mês, o equivalente a 33 piscinas olímpicas, beneficiando mais de 39 mil moradores dos bairros Centro, Giselia Pinheiro, Parque Recreio e Vila Alta.

A empresa também vai ampliar a atuação do seu Programa de relacionamento, o Vem com a Gente (VCG). As equipes atuam de porta em porta levando informação, esclarecem dúvidas e orientam a importância da conexão a rede, como forma de garantir os benefícios do saneamento. Em 2023, a meta é atender mais de 39 mil moradores nos bairros Vila Alta, Centro, São Miguel, Ossean Araripe, Pinto Madeira, Alto da Penha e Pantanal, oferecendo serviços como cadastramento da população de baixa renda na Tarifa Social, padronização de ligações de água, negociação de débitos, instalação e substituição de hidrômetros. O equipamento é necessário para medir o consumo e contribui para um sistema de abastecimento de água mais moderno, eficiente e sem desperdícios. O objetivo do Programa é visitar em três anos todos os bairros do município até 2025

NOVAS TECNOLOGIAS – Dando continuidade à modernização da operação, a Ambiental Crato implantará o Centro de Controle Operacional (CCO). O CCO permite monitorar, através de tecnologia moderna, 24 horas por dia e em tempo real, o funcionamento das quatro estações de tratamento e bombeamento de esgoto, tornando ainda mais rápida a atuação da empresa frente às mais diversas situações durante a operação como intervenções e manutenções emergenciais e preventivas. Por meio de câmeras e outros dispositivos implantados nas estações em operação, os operadores do CCO identificam eventuais extravasamentos, variações de vazão nas unidades monitoradas, supervisão dos painéis elétricos, contribuindo para uma maior eficiência operacional das unidades e, ainda, garante a segurança patrimonial das instalações.

 

MUDANÇA ESTRUTURAL – A Ambiental Crato também passará por mudanças internas no ano. O Diretor-executivo da concessionária desde o início das operações na cidade, Renee Chaveiro assumiu um novo desafio dentro do grupo Aegea e passará a ser responsável pela Diretoria executiva da Águas de Teresina (Teresina/PI) e Águas de Timon (Maranhão/ MA).

 

Com isso, Danilo Almeida passará a ser o novo diretor executivo da concessão do Crato. Engenheiro Sanitarista e Ambiental, com MBA em Gestão Empresarial, atuando há 16 anos em saneamento nas áreas regulatórias, gestão e operação de saneamento. Foi coordenador de operações e gerente de serviços na Águas de Teresina (PI) e Águas de Timon (MA).

 

“O trabalho da Ambiental Crato está transformando a cidade. Em menos de 120 de operação, ativamos quatro estações de tratamento e realizamos 700 metros de extensão de rede de esgoto, garantindo um salto de menos de 3% para 16% da coleta e tratamento de esgoto. Isso só reforça o compromisso que assumimos com a cidade, de transformar vidas por meio do saneamento. Com isso, demonstramos para a população que somos uma empresa parceira, que está sempre disposta ao diálogo. Através desse relacionamento, implementamos diversas melhorias na cidade. A empresa seguirá com essa mesma postura, cumprindo as metas contratuais ao longo dos próximos anos e realizando os investimentos necessários para Crato ter esgoto tratado garantindo melhoria na qualidade de vida”, declarou a diretora-presidente Carolina Serafim.

 

 

CONCESSÃO CRATO – A Ambiental Crato é uma empresa da Aegea, líder em saneamento privado no país, responsável pelo esgotamento sanitário do Crato desde agosto de 2022. A concessionária tem o compromisso de garantir, até 2033, que a zona urbana da cidade mais os Distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto coletado e tratado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade.

 

O contrato de concessão prevê ao longo dos 35 anos do contrato a implantação de 252 km de redes coletoras e interceptores, substituição de 36 km de rede existente, instalação de 1.320 m de emissários, construção de 22 estações elevatórias e quatro estações de tratamento de esgoto.

 

A Ambiental Crato atua em parceria com a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), que segue responsável pelo abastecimento de água. Já a Ambiental Crato atua com esgotamento sanitário e serviços comerciais de água e esgoto, que envolvem interação e atendimento ao cliente.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Ambiental Crato trabalha diariamente para ampliar e melhorar o índice de coleta e tratamento de esgoto.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Contato Saiba mais
Contato

A Ambiental Crato oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.